Centro Juvenil de Artes Plásticas reinventa a arte-educação durante período de quarentena 03/07/2020 - 16:10

A adaptação ao contexto do isolamento social gerou novas dinâmicas e trocas entre professores e alunos

Desde o início do período de isolamento social, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) e seus alunos não deixaram de produzir e criar. Desde março deste ano, os professores do CJAP têm proposto uma série de ações adaptadas para serem realizadas individualmente por cada aluno, em suas respectivas casas.

Assim como diversas outras instituições culturais, o corpo técnico e alunos do Centro Juvenil buscaram soluções para criar novos fluxos de trocas e de comunicação entre si, com resultados experienciais bastante interessantes. Desta maneira, os alunos não deixaram de desenvolver seus trabalhos artísticos sob orientação do Educativo e criaram novas dinâmicas e trocas com os professores.

“Ministrar aulas, neste momento, tem sido um grande desafio. Precisamos nos adequar, ajustar nossas aulas a novas formas de ensinar através de plataformas e novas mídias. Estamos estudando e pesquisando as novas tecnologias educacionais e buscando atender nossos alunos da melhor forma neste momento atípico”, pontua a professora Adriana C. Dalazen Cichocki, que ministra oficinas de videoarte no CJAP.

O papel que a arte desempenha sobre as pessoas e a sociedade ficou muito mais visível após o início do período de isolamento social, considerando que as pessoas passaram a consumir mais arte dentro de suas casas. No caso do teatro, por ser uma linguagem artística que historicamente prevê encontros de atores e plateia, as aulas passaram por adaptações ainda mais significativas para continuarem acontecendo.

“Todo processo criativo passou a ser realizado dentro de casa, e a partir das atividades propostas pela professora Mônica, passamos a desenvolver e criar personagens e cenas online, por meio de fotos”, afirma Vitor Ferreira, aluno da turma de Teatro do CJAP, coordenada pela professora Mônica Fernandes. “Passamos a nos expressar artisticamente de um modo diferente, claro, não é a mesma coisa, mas mesmo em quarentena não estamos atuando sozinhos. Os holofotes do teatro passaram do palco para as coxias, as coisas ficaram um pouco diferentes, mas continuaram a ter a mesma magia”, diz.

Os trabalhos desenvolvidos à distância têm sido publicados regularmente nas redes sociais do Centro Juvenil de Artes Plásticas e podem ser conferidos por qualquer pessoa que acesse os perfis – o que ampliou também a difusão das produções dos alunos no ambiente digital.

Além das atividades propostas semanalmente e exposições virtuais dos trabalhos dos alunos, a equipe do Educativo tem proposto desafios semanais ao público que acompanha as redes sociais do CJAP. Todas essas ações aumentaram significativamente o engajamento e a participação do público geral nas redes sociais do Centro Juvenil de Artes Plásticas.

SERVIÇO - Para acompanhar as ações do Centro Juvenil de Artes Plásticas, como os desafios do Educativo e as exposições de trabalhos online, siga o perfil do CJAP no Instagram (@centrojuvenildeartesplasticas) e no Facebook (Centro Juvenil de Artes Plásticas).