Cultura e CJAP lançam 2º Concurso Paranaense de Desenho 31/08/2020 - 16:44

O 2º Concurso Paranaense de Desenho é uma realização do Centro Juvenil de Artes Plásticas da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC). Destinado a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, propõe a temática “Lugares do Paraná”, com o objetivo de incentivar os estudantes a refletirem sobre a identidade e a geografia paranaense e expressá-las por meio da arte, bem como fazer com que possam através do papel viajar sem sair de casa.

 

“O Concurso de Desenho entra definitivamente para a história do nosso Centro Juvenil, que é a escola mais antiga de artes do país para crianças (desde 1956). No ano passado foram quase 600 desenhos recebidos de várias regiões do Paraná, o que surpreendeu a comissão organizadora. Nesse ano, esperamos que haja uma participação ainda maior. O ato da criação de um desenho por si só traz uma grande reflexão visual, lembrando que interpretar uma imagem também é tão importante quanto ler e escrever”, comenta o diretor Luiz Gustavo Vardanega Vidal PInto, idealizador do concurso.


São duas categorias: crianças de 8 a 12 anos e adolescentes de 13 a 17 anos. Os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras. É importante que o desenho seja produzido sem suporte digital e sem ajuda de terceiros. A obra também deve ser inédita e original, ou seja, não pode copiada ou ter sido editada ou publicada (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer meio de comunicação.

Os 40 melhores desenhos irão compor uma exposição coletiva a ser realizada entre novembro e dezembro, virtualmente ou em local a ser definido, conforme os desdobramentos da pandemia de Covid- 19, e os três melhores de cada categoria recebem uma premiação especial: 1 aparelho de videogame para os primeiros colocados de cada categoria; e kits de material artístico para os segundos e terceiros colocados.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser enviadas de 30 de julho de 2020 até 30 de setembro de 2020 por um responsável pelo estudante (familiar) ou por meio da escola em que está matriculado. A obra, que deve atender às exigências do regulamento (abaixo), precisa ser digitalizada e enviada junto com a ficha de inscrição devidamente preenchida para o e-mail educativocjap@gmail.com 

 

MATERIAIS - 

Acesse aqui o regulamento do concurso.  

Baixe aqui a ficha de inscrição. 

Acesse o termo de cessão de direitos autorais.