Edital premia técnicos e técnicas da cultura com recursos da Lei Aldir Blanc; inscrições abertas 21/09/2021 - 12:18

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC), por meio da Superintendência-Geral da Cultura, anuncia o Edital Prêmio Técnicos e Técnicas da Cultura que irá reconhecer a contribuição, valorizar e premiar profissionais técnicos da cultura que contribuem com o fazer artístico-cultural de diversos agentes culturais. O edital, que utiliza recursos da Lei Aldir Blanc, está com as inscrições abertas até o próximo dia 5 de novembro. 

Essa é uma premiação ao profissional do bastidor, que sofreu fortemente os impactos da suspensão das produções presenciais devido à pandemia. “Se o artista é a face da cultura, as técnicas e técnicos são o corpo, dando sustentação para que a arte aconteça. O Prêmio Técnicos e Técnicas da Cultura reconhece o valor desses profissionais, tão empenhados em garantir que a arte seja experimentada da melhor forma possível”, afirma a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral da Cultura


O edital é destinado a pessoas físicas com mais de 18 anos, que residem no Estado do Paraná há, no mínimo, 2 (dois) anos, atuando direta ou indireta na execução de produções culturais em geral, nas áreas de Artes Cênicas, Audiovisual, Música e Outros.Todas as categorias contempladas estão descritas no edital..

Serão 406 (quatrocentos e seis) técnicos(as) premiados(as) com o valor individual de R$ 10.000,00 (dez mil reais), como descrito no Edital.

Além de uma lista simplificada de documentos, é necessário enviar um vídeo em que o técnico ou técnica narra sua biografia profissional. O vídeo deve ter entre 3 e 10 minutos e estar hospedado no YouTube ou Vimeo.

Cada proponente só pode inscrever-se e ser contemplado em um projeto. As inscrições estão abertas até o dia 5 de novembro de 2021. As inscrições são feitas de forma on-line, pelo sistema SIC.Cultura. O site é o www.sic.cultura.pr.gov.br. Para proponentes já cadastrados como Agente Cultural no SIC.Cultura, é só entrar com login e senha. Caso contrário, este terá de fazer o cadastro. Para se cadastrar, basta entrar no site e clicar em "Acessar o sistema" no canto superior direito da tela e, no menu que aparece, clicar na opção "Clique aqui para se cadastrar".

O período de inscrições vai das 9h de 21 de setembro de 2021 até às 17h59 de 5 de novembro de 2021. 

Para não se perder, confira as etapas do edital:

  • Inscrição;
  • Análise Documental e Habilitação;
  • Fase Recursal da etapa de análise documental e habilitação;
  • Análise do recurso da etapa de análise documental e habilitação;
  • Análise técnica e de mérito, de caráter classificatório; 
  • Fase Recursal da etapa de análise técnica e de mérito;
  • Análise do recurso da etapa de análise técnica e de mérito;
  • Homologação e publicação do resultado final;
  • Contratação;
  • Pagamento dos contemplados.

Também é possível acompanhar as etapas pelo sistema SIC.Cultura, no site www.leialdirblanc.pr.gov.br e nas redes sociais Cultura Paraná. Todos os editais e anexos da Lei Aldir Blanc 2021 ficarão disponíveis no site da Lei Aldir Blanc.

Sobre a Lei Aldir Blanc
É como ficou denominada a Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020 elaborada pelo Congresso Nacional com a finalidade de atender ao setor cultural do Brasil, maior afetado com as medidas restritivas de isolamento social impostas em razão da pandemia de Covid-19, destinando para tal o valor de três bilhões de reais. Em 2021, a lei foi prorrogada, estendendo a possibilidade de estados e municípios façam a utilização dos recursos em prol do setor cultural. 

SERVIÇO:
Clique aqui e acesse o edital
Para mais informações: tecnicos@secc.pr.gov.br
comunicacao.pr.gov.br
leialdirblanc.pr.gov.br
facebook/Sueperintendência da Cultura
@culturaparana

GALERIA DE IMAGENS