Estudante do CJAP recebe prêmio por desenho para o Concurso de Cartazes da Paz 27/04/2021 - 17:09

Na manhã desta terça-feira, 27, o estudante Thiago Santa Anna Gonçalves, de 14 anos, esteve no Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) para receber a premiação pela sua vitória na etapa do Paraná e terceiro lugar na fase Regional Sul do Concurso de Cartazes da Paz, promovido pelo Lions Club em todo o mundo. O jovem esteve acompanhado de seus pais, Jucimara e Moisés Gonçalves.

"O CJAP e o Lions têm uma afinidade que deve ser mantida e a casa está aberta. Claro, com a pandemia estamos em isolamento, mas hoje é dia de festa", disse Luiz Gustavo Vidal, diretor do CJAP, durante a breve cerimônia que aconteceu em ambiente aberto e com poucas pessoas. O diretor chamou atenção para o trabalho da professora de Thiago, Lurdinha Paglia, que “formou muitas crianças, que hoje são artistas, arquitetos e ela tem esse olhar para a imagem. A Lurdinha é muito especial".

Lurdinha, por sua vez, repassou os elogios ao aluno. "Eu acompanho o Thiago há muitos anos. Ele é um menino esforçado, dedicado e assíduo, o que é muito importante para a área que precisamos seguir estudando e pesquisando. E o que me deixa bastante feliz, apesar de como foi 2020 e estar distante, com o trabalho on-line, ele conseguiu sacar legal a proposta e desenvolveu o imagético dele com o tema, que foi a questão da pandemia e da paz", disse.

Arte de Thiago Santa Anna Gonçalves para o Concurso de Cartazes da Paz

Parceria

O tema do Concurso de Cartazes Pela Paz foi “a paz por meio do serviço”. "O serviço é o que nós fazemos. Quando o jovem se expressa sobre a paz hoje, isso se reflete no futuro", falou João Jorceli Almeida, governador do Lions Club de Curitiba, que esteve presente na cerimônia ao lado de sua esposa Genezi Almeida, da vice-governadora do Distrito, Lis Gabardo Waluszko, e de Arluce D. Rocio Mariot, Gilson S. Selicani e Cloê Selicani, também membros do Clube.

"Estamos felizes e precisamos parabenizar essa juventude maravilhosa. E por isso tive todo o prazer de autorizar uma pequena premiação. Por isso nosso distrito vai conferir 700 reais para o Thiago", revelou o Governador Almeida, para surpresa dos presentes. "Como governador do Lions, é uma satisfação muito grande estar em um ambiente como este, que é um ambiente cultural”, completou.

Na Região Sul, participaram do concurso 241 escolas, 146 clubes Lions e um total de 12.991 alunos disputaram a premiação, da qual Thiago foi o terceiro colocado. No Paraná, o estudante venceu 26 outros concorrentes.

Experiente

Apesar de ter apenas 14 anos, Thiago já pode se considerar um artista experiente. Desenha desde os cinco. "A professora falou para meus pais me colocar no curso de desenho e minha mãe achou o CJAP", contou. Os quase dez anos de dedicação e cursos no CJAP já, inclusive, renderam boas colocações em outras edições do Concurso Cartazes Pela Paz, além de outros prêmios pelos seus desenhos.

Toda a experiência, porém, não foi suficiente para fazer barrar as lágrimas enquanto agradecia o prêmio. "Eu estou emocionado, queria agradecer a Deus, ao CJAP, ao Lions e aos meus pais. E vou continuar desenhando", contou Thiago que revelou já pensar fazer um curso de Belas Artes.