Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Homenagem do Centro Juvenil de Artes Plásticas

Em 1908, o navio Kasato Maru chegou ao Porto de Santos no estado de São Paulo, vindo de Kobe no Japão, com 781 japoneses a bordo.

Hoje, 100 anos depois, o Brasil tem a mais numerosa comunidade Nikkei (japoneses nascidos fora do Japão ou que vivem regularmente no exterior), com mais de um milhão e meio de pessoas.

Brasil e Japão celebram a herança dos pioneiros do Kasatu Maru e de muitos outros que uniram dois países culturalmente distantes com laços muito sólidos.

Em 1912, os imigrantes japoneses chegam ao estado do Paraná, estabelecendo-se na cidade de Ribeirão Claro, norte do estado e mais tarde formando colônias em outras cidades, como Assaí, Londrina, Maringá, etc.

A Imigração Japonesa no Brasil nos proporcionou um contato com uma nova cultura, bem diferente das que estávamos acostumados, promovendo festas, tais como, danças típicas, o Bom-Odori (dança folclórica japonesa), festivais gastronômicos e difusão das artes marciais orientais. Além disso, promovem cursos diversos de difusão da cultura japonesa, tais como Caligrafia Japonesa, arranjos florais (ikebana), cultivo de árvores em miniatura (bonsais), dobraduras (originais), e na poesia, os “haikais” (poema constituído de três versos). Com essa integração, vemos a comunidade brasileira de descendência japonesa atuando nas mais diversas áreas profissionais e contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico do Brasil.

No dia 18 de junho de 2008, a Imigração Japonesa completará 100 anos. São 100 anos de luta, de conquista e de muito aprendizado que devem ser lembrados pelas gerações futuras.