Artista da Mongólia expõe no Centro Juvenil de Artes 23/10/2019 - 17:10

Exposição integra programação da Bienal Internacional de Curitiba e permanece aberta para visitação até o dia 30 de novembro de 2019

O espaço expositivo do Centro Juvenil de Artes recebe obras da artista Nomin Bold, da Mongólia, pela 14ª Bienal Internacional de Curitiba. Com curadoria do chinês Gu Zhenqing, a mostra é comporta pelas obras “O Ninho do Pássaro” (2018) e “Pupa” (2019). Os visitantes podem conferir o trabalho da artista até o dia 30 de novembro de 2019. A entrada é gratuita.

Detalhe da obra "O Ninho do Pássaro" (2018) de Nomin Bold. Acrílico sobre tela. 100 cm x 100 cm (8 telas).

Nomin Bold é uma artista que normalmente trabalha combinando a pintura tradicional da Mongólia com novas tecnologias (vídeos, performances, instalações). As temáticas giram em torno da reflexão sobre a crise da modernidade, questionando a existência dos seres humanos no universo e a relação homem/natureza.

No painel “O Ninho do Pássaro” (2018), a artista traz blocos de construção de apartamentos como ninhos das cidades modernas, quase uma Torre de Babel. As antenas, fios e linhas finas personificam os relacionamentos interpessoais desordenados. Segundo o curador, “os urbanos, que tinham senso inato de nomadismo e ansiavam por um habitat natural na casa original das pastagens, foram reduzidos às gaiolas apertadas em uma ilha isolada espiritualmente.”

Série "Pupa" (2019) de Nomin Bold. Máscaras em lã tricotada, algodão, papel e plástico. Dimensões variadas (5 peças).


Já “Pupa” (2019) são máscaras que lembram as máscaras de gás contra a poluição ou de proteção contra conflitos de rua/guerra. Com elas, o sujeito se torna uma pessoa sem rosto, escondida, difícil de ser identificada no mundo exterior. A máscara também oculta os canais perceptivos (ouvidos, boca, nariz, olhos), permitindo que as pessoas se voltem para si e se observem profundamente. A pupação dos insetos é uma fase de isolamento como forma de vida, daí vem o nome da obra. Nesta fase, aparentemente tudo está parado/imóvel, mas, na realidade, há muita transformação ocorrendo e a preparação para uma ação.

Serviço
Bienal Internacional de Curitiba no Centro Juvenil de Artes
“O Ninho do Pássaro” e “Pupa” de Nomin Bold da Mongólia
Até 31 de novembro de 2019
Entrada gratuita

Centro Juvenil de Artes
Rua Mateus Leme, 56, São Francisco. Curitiba/PR
Visitação de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

GALERIA DE IMAGENS