CJAP dá dicas para inspirar participantes do Concurso Paranaense de Desenho 12/09/2023 - 09:56

Crianças e adolescentes de 8 a 17 anos de todo o Paraná podem ser inscrever até sexta-feira (15) na quarta edição do Concurso Paranaense de Desenho, promovido pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP). Nesta reta final, muitos jovens ainda estão produzindo suas obras, encontrando o viés temático por meio de consultas ao site da instituição.

A coordenadora do Setor Educativo do CJAP, Adriana Carla Dalazen Cichocki, dá algumas dicas que podem inspirar as produções artísticas para o concurso, que neste ano tem como tema Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná – 70 anos ensinando arte. “Para iniciar a lista, destaco os idealizadores Eny Caldeira e Guido Viaro, que são personas muito importantes na história do CJAP”, diz a coordenadora. Fundado em 16 de junho de 1953, o CJAP tem como herança cultural a influência dos dois arte-educadores.

Além dos fundadores, outras pessoas podem inspirar as criações. Adriana destaca que ex-alunos e ex-diretores do CJAP fazem parte da cena artística do Paraná, atuando como músicos, pintores, escultores e atores, entre outras áreas. A lista completa pode ser acessada AQUI.

“Os participantes do concurso também podem explorar o espaço físico do CJAP, seja através de fotos do local ou em visitas à sede da instituição, localizada na Rua Mateus Leme, em Curitiba. Ao buscar inspiração na arquitetura do prédio, os jovens artistas podem enriquecer ainda mais suas criações”, orienta a coordenadora.

Os participantes do Interior que não têm contato direto com o CJAP podem se concentrar, ainda, nas atividades, nos processos criativos e na inspiração que a instituição proporciona aos jovens paranaenses. “O candidato pode captar a essência criativa do CJAP, imaginem como seria um Centro Juvenil de Artes em sua cidade”, diz Adriana.

COMO PARTICIPAR – Os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, giz de cera, pastel, canetas hidrográficas, entre outros, em formato A3 e papel com gramatura mais espessa. A obra também precisa ser original e inédita, ou seja, não pode ter sido editada ou publicada em qualquer meio de comunicação. Para digitalizar o desenho, o responsável pode utilizar a câmera do celular.

O concurso selecionará 40 trabalhos, divididos em duas categorias: Infantil, para participantes de 8 a 12 anos, e Juvenil, de 13 a 17 anos. Serão escolhidos 20 desenhos em cada categoria para a próxima fase do concurso – o resultado será publicado em outubro. As obras vão integrar uma exposição e um catálogo. Os três primeiros selecionados em cada categoria serão premiados.

Para se inscrever e enviar os desenhos digitalizados os interessados devem preencher os formulários específicos para cada categoria. Datas, requerimentos e detalhes do processo seletivo constam no regulamento completo.

4º Concurso Paranaense de Desenho do CJAP

Inscrições: até 15 de setembro, sexta-feira

Formulários de inscrição:

Categoria Infantil - AQUI

Categoria Juvenil - AQUI

Veja o regulamento completo

Documento de cessão de imagem e direitos autorais (deve ser anexado ao formulário) - AQUI

GALERIA DE IMAGENS