CJAP divulga lista final de selecionados do 2º Concurso Paranaense de Desenho 30/10/2020 - 15:38

Nesta sexta-feira (30) o CJAP divulga oficialmente os nomes dos 40 vencedores da segunda edição do Concurso Paranaense de Desenho: foram selecionados 20 desenhos na categoria infantil e 20 na categoria juvenil. As listas completas podem ser acessadas ao final da matéria.

O 2º Concurso Paranaense de Desenho, promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) por meio do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), comissão organizadora e Associação de Pais e Amigos do CJAP, é destinado à crianças e a jovens de 8 a 17 anos matriculados em escolas públicas ou privadas em todo o Paraná. Neste ano a Comissão julgadora foi formada por cinco artístas de destaque no cenário cultural nacional e internacional: Alfi Vivern, Ariane Labre, Luiza Urban, Sabine Feres e Danilo Caymmi. A Comissão teve a tarefa de analisar e escolher os 40 selecionados dentre quase 850 trabalhos inscritos.

“Recebemos muitos desenhos maravíilhosos, foi muito dificil para a Comissão julgadora decidir por apenas 40, mas a seleção faz parte do processo. Estamos felizes com os resultados, teremos uma exposição linda e que valoriza as difentes paisagens do nosso Estado; foi uma tarefa e tanto para os nossos jurados”, diz a responsável pela comissão organizadora Adriana Dalazen Cichocki.

Os 40 participantes selecionados deverão enviar seus desenhos originais ao Centro Juvenil de Artes Plásticas. Todas as instruções sobre o envio serão dadas por meio de comunicação direta do CJAP com os selecionados. Após o recebimento, os 40 desenhos serão analizados novamente. Será verificado se todos estão dentro das regras do concurso, se realmente foram produzidos pelos próprios participantes, se utilizaram materiais permitidos, se não estão danificados, se a obra que não foi copiada ou imitada e se apresentam domínio expressivo, criatividade, originalidade, comunicabilidade, qualidade estética e enquadramento no tema do concurso, e se são compátiveis ao arquivo digitalizado, enviado no momento da inscrição.

Os participantes classificados serão informados por e-mail e  deverão entregar ou enviar o desenho original para o CJAP das 9h do dia 03/11/2020 até às 20h de 20/11/2020, seguindo as orientaçõe contidas no regulamento.

O não recebimento da obra dentro do regulamento implica na desclasificação do candidato e na substituição da obra por outra indicado pelos jurados dentro da lista de reserva, lembrando que as decisões da comissão de avaliação são soberanas e irrecorríveis.

Lembramos ainda que dentre os 40 desenhos escolhidos, serão ainda selecionados os três melhores de cada categoria, cujos autores serão premiados e divulgados em breve.

As escolas cujos alunos forem selecionados receberão um diploma de menção honrosa pelo incentivo à participação.

Os desenhos classificados integrarão uma exposição na sede do Centro Juvenil de Artes Plásticas, com previsão para ser inaugurada em 27 de novembro de 2020. O CJAP informa que a realização da mostra física ainda depende de liberação devido à pandemia de Covid-19. Na data, também está prevista a entrega dos prêmios aos três primeiros colocados de cada categoria. 

 

 

Selecionados na Categoria Infantil

Selecionados na Categoria Juvenil