CJAP marca celebrações da trajetória de 70 anos e compromisso com o futuro em 2023 02/01/2024 - 11:55

Em 2023, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) foi palco de diversas  atividades voltadas para a promoção da arte entre crianças, adolescentes e educadores. Em comemoração aos 70 anos da instituição, eventos especiais marcaram o ano, como a comemoração oficial, que reuniu autoridades, ex-diretores, ex-alunos e convidados, totalizando 90 presentes, além de outras atividades realizadas ao longo do ano com a temática comemorativa. Mais de 1.500 pessoas participaram de atividades promovidas pelo CJAP, entre eventos, oficinas e exposições.

O destaque ficou para as oficinas artísticas semestrais, que contaram com a presença de 272 alunos no primeiro semestre e 253 no segundo. Dirigidas a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, essas aulas semanais focaram principalmente em artistas paranaenses, visando difundir as produções artísticas do estado e valorizar a arte local.

Prosseguindo com a tradicional parceria com o Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP), o CJAP continuou a desenvolver projetos como o "Arte no Paraná", proporcionando a alunos do curso de Formação de Docentes a oportunidade de conhecer artistas locais, com a participação de 159 estudantes.

“O CJAP demonstrou seu compromisso em fortalecer a presença da arte paranaense na comunidade, proporcionando experiências enriquecedoras e formativas para diversas faixas etárias, consolidando-se como um espaço fundamental na promoção e valorização da cultura do Paraná”, diz Adriana Cichoki, coordenadora do setor educativo da  instituição.

O Centro Juvenil recebeu também professores de escolas municipais com diversas oficinas e programas, como o projeto Guritiba, proporcionando a aproximadamente 40 professores uma vivencia em arte contribuindo para sua formação.

No Mês de julho aconteceram algumas oficinas recebendo na ocasião 54 crianças distribuídas em 04 atividades diferenciadas. A instituição recebeu a visita de alguns artistas paranaenses para um bate papo educativo e interação com os estudantes e equipe de professores, entre eles Mazé Mendes e Osmar Carboni.

Outro ponto alto do ano foi o 4.º Concurso Paranaense de Desenho, que atraiu cerca de 350 participantes de todo o Estado. Com o tema comemorativo "CJAP - 70 Anos Ensinando Arte", o concurso celebrou a história e a relevância do centro na educação em arte, enriquecendo o olhar sensível de crianças e adolescentes para a cultura local.

SETENTA ANOS DE ARTE - Para celebrar o septuagésimo aniversário da instituição, comemorado no dia 16 de junho de 2023, o Centro abriu as portas para reunir ex-diretores, professores e ex-professores, alunos e ex-alunos, amigos e autoridades para celebrar a trajetória em seu evento comemorativo, com a abertura da exposição Desenho no CJAP, em retrospectiva aos desenhos participantes do Concurso Paranaense de Desenho durante as três edições do prêmio.

Durante a cerimônia, a instituição recebeu votos de congratulações e aplausos pela Câmara Municipal de Curitiba. O certificado foi entregue em mãos pelo vereador Tico Kuzma, responsável pela iniciativa da homenagem.

Em setembro as comemorações do septuagenário também alcançaram a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), com menções honrosas pelos 70 anos de contribuições no cenário de criatividade e cultura. Em paralelo ao reconhecimento e homenagem, o edifício da ALEP recebeu uma exposição com desenhos de finalistas das três edições do Concurso Paranaense de Desenho.

Rua Mateus Leme, 56 - Centro - Curitiba