CJAP recebe exposição de poemas ilustrados e oficinas de poesia 13/06/2019 - 15:40

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) recebe neste mês de junho a exposição “Encontros Desconcertantes”, da poetisa e fotógrafa Priscila Prado. A mostra é composta por 90 poemas e fotos retirados do livro de mesmo nome, lançado no ano passado. A visitação é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

"Encontros Desconcertantes" reúne poemas ilustrados de Priscila Prado e fica em exposição até 28 de junho de 2049 no hall do CJAP.

Além da exposição, a autora realiza oficinas de poesia com os estudantes do CJAP. A primeira delas ocorreu nesta quarta-feira (12/06) e os alunos foram convidados a refletir sobre os temas retratados na exposição. De forma lúdica, os participantes criaram seus próprios poemas a partir de imagens ou ilustraram com desenhos um dos poemas de Priscila. Estão previstas mais duas oficinas: dia 28 de junho no período da tarde e dia 5 de julho no período da manhã, para alunos de escolas públicas.

“Meu grande objetivo é tornar a poesia mais acessível, o que chamo de ‘militância poética’. Procuro mostrar para as pessoas que a poesia está ao alcance de todos e está presente em nosso dia-a-dia. A ideia é acabar com preconceitos e desmistificar a poesia como algo restrito a eruditos”, defende a autora, que soma cinco livros de poemas publicados.

A poetisa e fotógrafa Priscila Prado conduziu uma oficina de poesia com os estudantes do CJAP nesta quarta-feira (12/06). Mais duas oficinas ocorrem no CJAP: dias 28/06 e 05/07.

Reflexão
Tanto o livro quanto a exposição levam à reflexão de que os encontros do homem no mundo podem ser desconcertantes, quando ele se reconhece no outro; reconhece seus limites; o desafio do tempo; a beleza, mistério e perigos da natureza; a poesia que tudo permeia e o mais desconcertante dos encontros: encontrar consigo mesmo. O livro foi viabilizado com o Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, com incentivo do Positivo.

Sobre a autora
Tradutora, poetisa e fotógrafa, Priscila Prado estreou na literatura com o livro de poemas “A qualquer momento agora” (2005). Foi finalista do Prêmio Jabuti 2013 com o livro interativo de poesia ilustrada voltado para o público infantojuvenil “Preguiça, Coragem e outros bichos” (2012). Pela Editora Insight é autora também de “No Olho do Paradoxo” (2015).

Exposição “Encontros Desconcertantes” de Priscila Prado
Período expositivo: até 28 de junho de 2019

Oficinas de poesia no CJAP
Datas: 12/06, 28/06 (tarde) e 05/07 (manhã)

Rua Mateus Leme, 56. Curitiba/PR
Visitação de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.