Centro Juvenil de Artes Plásticas abre 4º Concurso de Desenho, celebrando os 70 anos da instituição 26/05/2023 - 15:04

Estão abertas as inscrições para o 4º Concurso Paranaense de Desenho, evento promovido pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Até o dia 11 de agosto, crianças e jovens de 8 a 17 anos matriculados em escolas públicas ou privadas em todo o Paraná poderão participar. 

Com a temática “Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná – 70 anos ensinando arte”, esta edição celebra a importância na educação e difusão da arte paranaense das ações desenvolvidas pelo CJAP, que este ano comemora 70 anos de existência. Para a produção das artes, os pequenos participantes poderão escolher entre dois subtemas que envolvem a trajetória da instituição: “História do CJAP” e “Artistas ex-alunos e diretores do CJAP”.

Os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, giz de cera, pastel, canetas hidrográficas, entre outras. É importante que o desenho seja produzido sem suporte digital e sem ajuda de terceiros. A obra também deve ser original e inédita, ou seja, não pode ter sido editada ou publicada (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer meio de comunicação.

O concurso irá selecionar 40 trabalhos, divididos em duas categorias: infantil, para participantes de 8 a 12 anos; e juvenil, para participantes de 13 a 17 anos. Serão escolhidos 20 desenhos em cada categoria, totalizando 40 selecionados para a próxima fase do concurso. Para promover a inclusão e diversidade, 30% das vagas destinam-se aos participantes das cotas: raça, pessoas com deficiência, baixa renda e refugiados.

O diretor Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto, comentou sobre a importância do concurso e o legado do Centro: “É uma oportunidade única para crianças e jovens de todo o Paraná expressarem sua criatividade, talento e sua visão de mundo. E ainda, esta edição do concurso faz parte das celebrações de 70 anos do CJAP, uma instituição que tem desempenhado um papel fundamental na formação destes jovens artistas e na disseminação da arte em nosso estado”.

Adriana Carla Dalazen Cichocki, responsável pela equipe organizadora, ressaltou que “ao escolher esse tema nós buscamos valorizar a história e pioneirismo da nossa instituição, que tem contribuído para o desenvolvimento do olhar sensível de gerações. Também queremos incentivar alunos e professores de todo o Paraná a pesquisarem a história e as pessoas que fizeram parte deste centro de arte”.

INSCRIÇÕES – Para se inscrever e enviar os desenhos digitalizados os interessados devem preencher os formulários linkados abaixo:

As inscrições vão até 11 de agosto. Em setembro serão divulgados os 40 selecionados que irão integrar tanto o catálogo quanto a exposição.

Confira datas, requerimentos e detalhes do processo seletivo acessando o regulamento completo ​AQUI.​  O documento de cessão de imagem e direitos autorais, solicitado como anexo no formulário, pode ser encontrado  ​AQUI.​

SERVIÇO

4º Concurso Paranaense de Desenho

Inscrições até 11 de agosto
Regulamento completo disponível ​ neste link.

GALERIA DE IMAGENS