Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná comemorou 70 anos nesta sexta-feira 17/06/2023 - 10:46

O Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná (CJAP) celebrou nesta sexta-feira (16) seu septuagésimo aniversário, marcando o trabalho de sete décadas na arte-educação de crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. Como instituição cultural, é o único equipamento do gênero no País a fornecer um espaço totalmente dedicado ao desenvolvimento artístico e cultural juvenil.

A solenidade contou com a presença de autoridades, funcionários, ex-diretores, ex-alunos, parceiros, artistas e convidados. Em atos simbólicos, o evento teve o descerramento da placa comemorativa, a abertura da exposição “O Desenho no CJAP”, a entrega da obra comemorativa doada pelo artista Osmar Carboni e o fechamento da cápsula do tempo, com objetos memoriais de alunos e professores, a ser aberta em 2043.

Finalizando a programação, o ato solene teve a apresentação dos músicos do Conservatório de MPB de Curitiba, instituição vizinha e parceira do CJAP, alunos das oficinas da tarde que também se envolveram na festividade.

O diretor Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto comemorou a cerimônia. “Reunindo ex-alunos e revendo pessoas que passaram pelo CJAP, pudemos celebrar com os que fazem parte de nossa história. Este espaço ímpar atua diretamente na formação de futuros agentes culturais, contribuindo para que nossos jovens tenham contato com a produção estadual. E esta é a nossa grandiosa tarefa: continuar o legado deste querido equipamento que fomenta a criação de visão de mundo, valoriza nossa cultura e os talentos da arte paranaense”, afirmou.

Fundado em 16 de junho de 1953 por Guido Viaro e Eny Caldeira, o CJAP foi pioneiro em sua abordagem inovadora para o ensino de artes visuais e se tornou uma referência no desenvolvimento artístico e cultural. Ao longo dos anos, o centro tem oferecido uma ampla gama de programas e atividades destinados a inspirar os pequeninos, proporcionando-lhes uma plataforma para explorar sua criatividade, conhecer novas e desenvolver habilidades artísticas.

Desde as primeiras turmas de estudantes até os dias atuais, o Centro tem nutrido o talento artístico e promovido o crescimento pessoal de gerações de artistas. Muitos ex-alunos têm alcançado reconhecimento em diversas artes, como Fernando Bini, Teca Sandrini, Eliane Prolik, Léo Fressato, Gabriel Rischbieter e Luiza Urban.

Além de um espaço de aprendizado, o CJAP é um espaço de intercâmbio cultural, em iniciativas que contribuem para a difusão da arte, para o reconhecimento de novos talentos e para a formação de público, promovendo exposições, eventos e concursos, como o recente Concurso Paranaense de Desenho, que em sua quarta edição incentiva a produção de jovens artistas de todo o Paraná com o tema comemorativo “Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná – 70 anos ensinando arte”.

Para celebrar o marco de sua trajetória, o CJAP preparou uma série de exposições, eventos e atividades comemorativas que serão divulgadas ao longo do ano.

“É impossível quantificar o impacto que o CJAP teve e ainda promove nas vidas de alunos, professores, amigos e parceiros, além da disseminação da arte em nosso Estado. Ao longo das décadas, essas pessoas foram despertadas para o olhar sensível do mundo artístico. Por meio das oficinas, palestras e outras atividades, o centro tem aberto portas para a descoberta e a apreciação da arte, enriquecendo nossa sociedade como um todo”, disse Adriana Carla Dalazen Cichocki, coordenadora do Setor Educativo do CJAP.

HOMENAGEM – Durante a cerimônia, a instituição recebeu votos de congratulações e aplausos pela Câmara Municipal de Curitiba. O certificado foi entregue em mãos pelo vereador Tico Kuzma, responsável pela iniciativa da homenagem.

PRESENÇAS – Participaram do evento Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura; Marili Azim, diretora de Memória e Preservação Cultural; Karina Muniz Viana, coordenadora do Sistema Estadual de Museus; Ivo Vardânega, presidente da Associação de Pais e Amigos do CJAP; Angélica Rodrigues, representante da Secretaria de Estado da Educação; Ana Cristina Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba; Gabriel Paris, diretor de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba; Déa Maria de Oliveira Aguiar e Taís Grein, representantes da Equipe de Arte, pela Secretaria Municipal de Educação; e o vereador Tico Kuzma.