Centro Juvenil de Artes Plásticas recebe homenagem da Assembleia Legislativa Paraná 29/08/2023 - 18:54

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) realizou a entrega de menções honrosas ao Centro Juvenil de Artes Plásticas, em razão do septuagésimo aniversário da instituição, fundada no dia 16 de junho de 1953 pelos educadores Guido Viaro e Eny Caldeira. A homenagem foi realizada no início da tarde desta segunda-feira antes da sessão plenária.

Proposta pelo deputado estadual Antônio Anibelli Neto (MDB), a iniciativa busca visibilizar a jornada de sete décadas do centro na arte-educação destinado a jovens de 8 a 17 anos. “A abertura do CJAP deve ser valorizada e enaltecida, ressaltando que esse é o único espaço cultural em todo o Brasil totalmente dedicado ao desenvolvimento artístico e cultural de crianças e adolescentes”, comemora o parlamentar.

A secretária de Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, participou do ato solene. Ela destacou a abordagem inovadora para o ensino de artes e desenvolvimento cultural apresentada pelo CJAP: “Essa formatação, que une aprendizado, intercâmbio cultural e a difusão da arte e da cultura, tudo de forma gratuita, é única do país”.

Representando a equipe do CJAP, o diretor Luiz Gustavo Vidal Vardânega Pinto participou na entrega da menção honrosa à sua equipe educativa. “O que oferecemos aos jovens é a possibilidade de se aprofundar na arte, principalmente a arte paranaense, que é muito rica”, afirmou o diretor, que também dirige o Museu Alfredo Andersen. 

Paralelamente à homenagem, o CJAP abriu a exposição "Desenho no CJAP”, em retrospectiva aos desenhos participantes do Concurso Paranaense de Desenho, que ao longo de três edições recebeu dois mil participantes de mais de 100 cidades do Paraná. A coordenadora Adriana Carla Dalazen Cichocki aponta a ação como “um reconhecimento do trabalho da juventude criativa paranaense, não só dentro do Centro Juvenil de Artes Plásticas, mas para todas as crianças e adolescentes do Estado". Até 1º de setembro, 22 obras ficarão em exibição dentro do edifício da Assembleia.

PRESENÇAS- Compareceram também ao ato solene professores e artistas: Constantino Viaro, filho de Guido Viaro; Mariana Viaro, neta de Guido Viaro; Anne Marie Varella Zimmermann, Denise Cristina Wendt, Jaira Aparecida Denardi, Jaqueline Bellani da Silva, Liane Maria Barreto de Azevedo, Sandra Mara Gutierrez, e Robia Rodrigues Ribeiro, integrantes do quadro educativo do CJAP.

GALERIA DE IMAGENS