Centro Juvenil de Artes atua na formação de docentes da Educação Infantil há mais de 65 anos 14/01/2020 - 17:10

Parceria com o Instituto de Educação do Paraná foi estabelecida em 1953, data de fundação do CJAP. Proposta para 2020 é ampliar atendimento

Em 2019, o Centro Juvenil de Artes (CJA) atendeu cerca de 150 alunos do primeiro ano do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP). Os preceitos dessa parceria vêm de longa data, desde 1953, quando o artista e então diretor Guido Viaro já se preocupava em formar uma equipe com profissionais capacitados. Com base em uma nova visão artístico-pedagógica, foi criado o curso de formação e especialização para as normalistas e estudantes do magistério do IEPPEP, que seriam futuras mensageiras do trabalho ali desenvolvido, capazes de compreender as crianças em suas especificidades e o valor da arte na educação integral da infância.

Alunos do Instituto de Educação do Paraná durante curso no Centro Juvenil de Artes.
Alunos do Instituto de Educação do Paraná durante curso no Centro Juvenil de Artes. Foto Divulgação

“Essa parceria é fundamental para multiplicar o ensino das artes pelo Centro Juvenil, pois ao formar e capacitar profissionais que irão atender o público infantil em outras instituições de ensino, levamos também todo nosso DNA de conhecimento adquirido e amadurecido em anos de atividades, incutindo a transmissão de valores e de respeito à cultura e à arte do nosso Estado”, comenta o diretor do Centro Juvenil de Artes, Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto.

O aluno é convidado a refletir, por meio das atividades artísticas e a busca da memória afetiva, sobre como foi seu processo de aprendizagem e quais suas expectativas como futuro professor, articulando com a sensibilização de seu olhar para a arte. “Experimentar diversas possibilidades artísticas construindo um olhar, levando-o a ver, observar, sentir, fazer, expressar e refletir. Quando o aluno percebe que com a sua própria produção, desenvolvendo as técnicas e experimentando os materiais pode transmitir e comunicar, seja aquilo que sente ou o que quer dizer como ser crítico e pensante, se sente capaz e seguro para se posicionar e expor seus sentimentos e opiniões”, explica a professora Jaira Denardi, uma das profissionais que conduz o curso.

Os estudantes experimentam múltiplas linguagens artísticas durante o curso no Centro Juvenil.
Os estudantes experimentam múltiplas linguagens artísticas durante o curso no Centro Juvenil. Foto Divulgação

METODOLOGIA – São cinco encontros, uma vez por semana, totalizando 15 horas-aula em que os futuros professores passam por oficinas de múltiplas linguagens, com atividades artísticas de desenho, pintura, colagem, modelagem em argila e teatro. As aulas encerram no Museu Casa Alfredo Andersen. A cada novo conteúdo os alunos são lembrados sobre a importância do ‘fazer lúdico’, uma vez que vão atuar como educadores de crianças da educação infantil. “É somente através da vivência artística que terão condições de compreender e transmitir esse conhecimento, levando seus futuros alunos a se expressarem por meio da arte”, complementa Jaira.

Trabalho desenvolvido durante o curso de formação realizado no CJA em 2019.
Trabalho desenvolvido durante o curso de formação realizado no CJA em 2019. Divulgação

EXPOSIÇÃO – O encerramento das atividades do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto em 2019 foi marcado pela II Mostra das Práticas Pedagógicas, realizada no dia 26 de novembro de 2019. Na ocasião, foram expostos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o ano no Centro Juvenil de Artes.

Os trabalhos produzidos foram expostos na II Mostra das Práticas Pedagógicas no IEPPEP em novembro de 2019.
Os trabalhos produzidos foram expostos na II Mostra das Práticas Pedagógicas no IEPPEP em novembro de 2019. Foto Divulgação

AMPLIAÇÃO – Para 2020, a proposta é ampliar a parceria com mais alunos do IEPPEP sendo formados pelo CJA. O conteúdo também está sendo reformulado com o objetivo de valorizar os artistas paranaenses e a cultura do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS