Docentes em formação do Centro Juvenil de Artes Plásticas exibem trabalhos na Biblioteca Pública do Paraná e Instituto de Educação do Paraná 29/11/2024 - 16:39

CJAP

O Centro Juvenil de Artes Plásticas participará de dois dias no evento “Vivências Pedagógicas do curso de Formação de Docentes”, que acontecerá no Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP) e na Biblioteca Pública do Paraná entre os dias 2 a 6 de dezembro. Na terça e quarta-feira, dias 3 e 4, os docentes em formação do 1.º e 4.º ano farão uma exposição de suas próprias obras e também exibirão as obras de alunos alcançados pelo projeto Artistas Paranaenses, com presença de alguns artistas paranaenses homenageados nos trabalhos. As exposições são gratuitas e abertas a todos.

Desde a criação do Centro Juvenil, em 1953, há uma parceria com o IEPPEP para oferta de cursos de capacitação para os futuros professores. Antigamente conhecido como “magistério”, hoje o curso leva o nome de  “formação de docentes”. De forma gratuita, os docentes em formação estudam no Centro Juvenil, vivenciam o espaço e têm a formação específica em artes, algo que aumenta o conhecimento e amplia a atuação na futura carreira dos docentes. 

 

 

PROGRAMAÇÃO - A participação do Centro na programação começa às 17h30 do dia 3 (terça) com a abertura da exposição “Arte como  caminho para a Cidade Educadora", realizada pelos docentes em formação durante as atividades no CJAP ligadas ao projeto Arte no Paraná. Em vigor desde 2019, o projeto Arte no Paraná proporciona oficinas específicas para experiência teórica e prática sobre a arte paranaense, criando uma linha do tempo de onde ela começa até os dias atuais. Com isso, o conhecimento e a ligação com artistas paranaenses aumenta, resultando em obras que serão expostas na próxima terça, na Biblioteca Pública do Paraná. A inauguração é aberta ao público.

Com base nos estudos do projeto Arte no Paraná, os docentes em formação escolhem um artista paranaense e desenvolvem um plano de aula que é aplicado para diversas turmas dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), escolas municipais de Curitiba e do próprio IEPPEP. Os resultados dessas aulas, intituladas Artistas Paranaenses, são trabalhos artísticos feitos com diversos materiais, desde tecidos a argilas. As obras desses alunos alcançados pelo projeto Artistas Paranaenses serão expostas no Salão Nobre do IEPPEP, com inauguração no dia 4 (quarta), porém não será aberta ao público.

DOCENTES EM FORMAÇÃO - Para completar esta inauguração, alguns dos artistas homenageados nas obras estarão presentes no local. Dentre eles, já estão confirmadas a artista visual Estela Sandrini (Teca), o escultor Leopoldino de Abreu e a escultora Eliane Prolick. Numa tarde de tributo à carreira de paranaenses que são referências em suas áreas, a exposição também representa a importância da atuação de futuros docentes na divulgação de consciência artística para crianças e adolescentes, podendo transformar a vida dos pequenos pela arte.

O impacto positivo do curso de formação de docentes é sentido desde o início. Alice Bernini, estudante do 1.º ano do curso, destaca que todos os interessados em fazer o magistério, em lecionar, deveriam passar pela formação oferecida no CJAP. Ela diz: “Inicialmente eu achei os temas ligados à arte muito complexos, mas com orientação e com a ajuda de todas as professoras, especialmente do CJAP, eu pude aprender bastante e tive um ótimo resultado, tanto com os meus alunos quanto com o projeto de exposição”.

Outro ponto levantado pelos docentes em formação foi o auxílio no contato com os artistas paranaenses, que proporcionou o desenvolvimento do projeto com as turmas de crianças e adolescentes. Júlia Fabris Bittencourt, estudante do 4.º ano que está no término do curso, destaca que seu trabalho com o sexto ano para construir as obras também a fez mudar questões sociais em sua vida. “No começo dessa jornada eu era muito tímida, mas com a devida orientação e vivência no projeto, hoje minha comunicação com alunos e demais profissionais melhorou muito.”

A pesquisa da arte paranaense foi dividida entre as turmas do curso. Enquanto algumas trabalhavam com a arte de 1930 e 1940, outras turmas estudaram sobre o período entre 1950 e 1960. Luiz Gustavo Vidal, diretor do Centro Juvenil e idealizador do projeto Arte no Paraná, destaca que a jornada de aprendizado oferecida no curso tem repercussão significativa na educação do estado do Paraná. “Nossa história é muito rica, o Paraná possui excelentes artistas, grandes nomes, pessoas que fizeram uma história maravilhosa. Desde a época do paranismo, a arte contemporânea, passando pelo grafite, fotografia, outros suportes, e queremos contar essas histórias de uma forma que marque gerações.”

 

Serviço

Exposição de arte

Data: 3 de dezembro, às 17h30

Local: Biblioteca Pública do Paraná

Endereço:  R. Cândido Lopes, 133 - Centro, Curitiba

 

Exposição de arte - Projeto Artistas Paranaenses

Data: 4 de dezembro, às 14h

Local:  Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP)

Endereço: Rua Emiliano Perneta, 92 - Centro, Curitiba

 

 

GALERIA DE IMAGENS