Evento comemora 65 anos do Centro Juvenil de Artes do Paraná 18/06/2018 - 17:50

Fundado pelo artista Guido Viaro, o espaço atendeu só nos últimos 10 anos cerca de seis mil alunos

A reunião de alunos, ex-alunos, professores e familiares do artista Guido Viaro marcou a comemoração dos 65 anos no Centro Juvenil de Artes do Paraná no último sábado (16). O CJAP, como o espaço é conhecido, nasceu da ideia visionária do artista Guido Viaro (1897 - 1971) quando ainda era jovem. Primeiro, no trabalho do ensino das artes nas escolas públicas, desde 1937. Depois, com a criação do CJAP que, além da formação de artistas importantes como Carlos Zimmermman, Eliane Prolik, Marcos Bento, entre outros, complementa a formação social de crianças e adolescentes.

Para o filho do fundador, Constantino Viaro, os 65 anos do CJAP representam o sucesso da ideia que iniciou há 81 anos. “Meu pai começou esse trabalho com crianças, em 1937, no colégio Belmiro César, depois passou pela Biblioteca Pública, pelo Instituto de Educação, antes de se tornar o CJAP. A ideia não era só formar artistas, era inserir as artes no ensino, como acréscimo na educação formal das crianças do Paraná”, diz.

O Centro, que funciona desde 2004 no Largo da Ordem, ponto turístico de Curitiba, atendeu só nos últimos 10 anos cerca de seis mil alunos por meio de aulas de pintura, desenho, escultura, teatro e modelagem. Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, que participou do evento em comemoração ao aniversário do centro, o lugar é referência e tem um papel transformador na formação de cidadãos. “Quanto mais próximas as crianças estão da arte e da cultura melhor cidadã ela vai ser. É muito importante esse papel do Estado, que oferece ensino gratuito de artes e aproxima as pessoas desse mundo que só faz bem para sua formação”, explica.

Há 20 anos na história do CJAP, Débora Maria Russo há seis anos assumiu a direção do Centro e comemora a longevidade do projeto. “Fui professora aqui por 14 anos e hoje estou na direção. Temos muito orgulho de sermos a única estrutura pública de ensino do Brasil voltada 100% às artes para crianças e adolescentes. A sensibilização que a arte traz é muito importante na formação de bons seres humanos e além disso, muitos alunos daqui são artistas reconhecidos no Brasil e no mundo. É um grande legado”, diz.

Alunos e artistas
Um dos ilustres ex-alunos do CJAP é o artista plástico Marcos Bento, que credencia aos anos que passou pelo centro a escolha do caminho profissional. “Sem dúvidas foi muito importante para mim ter passado pelo CJAP. Eu já gostava de desenhar, mas foi ali que tive o contato tanto teórico quanto prático com as artes e adorava. A arte é um estímulo dos mais importantes para a formação do ser humano”, completa o artista que freqüentou o CJAP nos anos de 1966 e 67. Atualmente, ele está em cartaz com a exposição "Fractal", no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville.

Exposição e Cápsula do Tempo
Durante a comemoração, uma cápsula do tempo, enterrada em 2008, foi aberta. Nela, fotos das turmas da época, uma matéria da revista Cruzeiro sobre a inauguração do CJAP e obras produzidas por alunos. Uma nova cápsula foi novamente enterrada, com fotos, alguns objetos e obras dos alunos, para ser aberta novamente daqui a 10 anos.

Além da comemoração em homenagem aos 65 anos do CJAP, o público pode conferir por lá a exposição “Vestígios e Memórias Reveladas do Centro Juvenil de Artes Plásticas”, com imagens de pesquisas arqueológicas realizadas em 2005, no local onde atualmente funciona a sede do Centro juvenil. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de julho.


Serviço:
O CJAP é aberto ao público para visitação e oferece cursos de artes para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
Rua Mateus Leme, 56 – Largo da Ordem, Curitiba- Paraná
http://xoops.celepar.parana/migracao/seec_cjap/

GALERIA DE IMAGENS