Exposição com obras selecionadas no 1º Concurso Paranaense de Desenho 10/12/2019 - 17:10

Revelação dos vencedores do concurso e premiação para os três primeiros colocados de cada categoria ocorre na abertura da mostra

Na quinta-feira (12/12), às 14h, o Centro Juvenil de Artes (CJA) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) abre a exposição com os 40 desenhos selecionados no 1º Concurso Paranaense de Desenho. A cerimônia de premiação com a revelação dos três primeiros colocados nas categorias Infantil (8 a 12 anos) e Juvenil (13 a 17 anos) será na abertura do evento, que ocorre no saguão de entrada do Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná. A entrada é gratuita, porém é necessário levar um documento com foto para cadastramento na recepção. A mostra permanece até 19 de dezembro de 2019.

“Ficamos entusiasmados com o resultado alcançado nessa primeira edição do Concurso Paranaense de Desenho, com a participação de jovens de diferentes regiões e realidades, de escolas agrárias a escolas de educação especial, de municípios bem pequenos às grandes cidades do Estado. E estamos ansiosos para abrir essa exposição, com obras que retratam a cultura do Paraná, e em homenagear os estudantes, professores e pais que se engajaram com a proposta”, disse o secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José.

Os três melhores de cada categoria receberão uma premiação especial: 1 aparelho de videogame para o primeiro colocado de cada categoria; 1 câmera fotográfica para o segundo colocado; e um kit de material artístico para o terceiro. Além disso, os vencedores levam pra casa um troféu do concurso, um certificado e uma reprodução de sua obra. Todos os demais estudantes também recebem certificado de participação no concurso, assim como as instituições de ensino que incentivaram os alunos a participar.

TEMA - “Heranças culturais do Paraná” foi o tema central que serviu de inspiração para a criação dos desenhos, elaborados em técnica livre, como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras. “Os desenhos refletiram muito bem as características das diferentes regiões do Estado. Tivemos muitas gralhas azuis, araucárias, cuias de chimarrão, tropeiros, mas também outros elementos das culturas e etnias que formam o Paraná, com referência a culinária, dança, pontos turísticos e outros elementos bastante regionais. Essa seleção contempla muito da personalidade e desse olhar da criança e do adolescente para o nosso Estado”, comenta a professora Adriana Carla Dalazen Cichocki, uma das responsáveis pelo concurso.

Para o diretor do Centro Juvenil de Artes, Luiz Gustavo Vidal Pinto, a cultura tem o poder de formar o cidadão e deve exercer influência desde cedo na formação plena das crianças e adolescentes. “A ideia desse concurso de desenho é para que as crianças possam participar desde pequenas de um evento que permite ampliar a visão, contribuir com a formação, e suscitar a pesquisa ao tema proposto, para que a escola e os pais se envolvam. As características culturais do nosso Estado são muito bonitas e devem ser ressaltadas. Então nada melhor do que esse concurso para coroar o próprio Centro Juvenil no ensino das artes e propulsor da cultura do Paraná.”

Os 40 desenhos selecionados são de crianças e adolescentes de 20 cidades paranaenses: Apucarana, Assaí, Barracão, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Goioerê, Iretama, Mandaguari, Maringá, Nova América da Colina, Paranaguá, Paula Freitas, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais e Sertanópolis.

A Comissão Julgadora foi formada pelos artistas plásticos Alfi Vivern, Ariana Labre e Luiza Urban, que ficaram impressionados com a qualidade de grande parte dos trabalhos recebidos, desde o cuidado na organização dos elementos e na composição, até a poética e reflexão proposta nas obras.

Exposição do 1º Concurso Paranaense de Desenho do Centro Juvenil de Artes
Dia 12 de dezembro de 2019, às 14h
Período expositivo: até 19 de dezembro de 2019

Palácio Iguaçu