Igualdade, diversidade e inclusão norteiam ações do Centro Juvenil de Artes 31/08/2020 - 16:40

Durante esta semana, de 18 a 24 de maio, museus de todos o Brasil se uniram para propor ações virtuais na 18ª Semana de Museus sob o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. O Centro Juvenil de Artes sempre trabalhou nessa perspectiva, atendendo alunos com necessidades educacionais especiais, acolhendo propostas inclusivas em seu espaço expositivo, trabalhando a diversidade de linguagens artísticas e fomentando a liberdade de expressão dos alunos.

Alunos da Escola Estadual Ivone Pimentel durante circuito artístico promovido pelo Educativo do CJAP.

“O tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus esse ano se traduz no trabalho que desenvolvemos no Centro Juvenil de Artes em todas as disciplinas. O respeito às diferenças, a expressão das vozes de crianças e adolescentes por meio da arte, seja em trabalhos artísticos como o desenho, pintura, escultura, ou nas performances e interpretações teatrais. Queremos ser sempre um espaço sadio de troca e interação, que abraça a todos de forma igual”, comenta o diretor do CJAP, Luiz Gustavo Vidal Pinto.

Em 2019, o olhar sensível de Alessandra Rocio de Andrade, aluna da APAE e estagiária de Educação Especial por cinco anos no CJAP e no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), deu origem a uma exposição fotográfica com seu nome. A mostra reunia imagens capturadas por Alessandra no primeiro semestre de 2019, quando participou da Oficina de Fotografia ministrada pelo fotógrafo Aurélio Peluso. A exposição ficou em cartaz até fevereiro deste ano.

Também no ano passado, o Centro Juvenil promoveu o 1º Concurso Paranaense de Desenho para crianças e adolescentes de todo o Estado. Os 40 melhores desenhos foram selecionados e compuseram uma exposição coletiva que ganhou o hall do Palácio Iguaçu em dezembro de 2019 e depois o Palácio das Araucárias em janeiro deste ano. Entre os melhores desenhos, estavam duas obras feitas por alunos da APAE da cidade de Paula Freitas, ambos com 9 anos.

Outra atividade que acolhe estudantes são as visitas educativas, que em setembro de 2019 atendeu alunos da Escola Estadual Ivone Pimentel, alguns deles com necessidades educacionais especiais. Durante o circuito artístico, eles puderam experimentar um pouco de cada uma das oficinas ofertadas pelo CJAP e se divertir com as atividades.

SEMANA DE MUSEUS - A Semana de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que ocorre todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Em 2020 o tema é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, que leva à reflexão sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea e sobre a participação construtiva que os museus podem ter na valorização da diversidade e na promoção da inclusão.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Superintendência da Cultura do Paraná