Museus do Estado têm programação especial durante a 12ª Primavera dos Museus 17/09/2018 - 15:10

Os museus do Paraná participam da 12ª Primavera dos Museus com várias atividades especiais. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), acontece de 17 e 23 de setembro. São diversas instituições do país que participam com visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e abertura de exposições.

Com o tema “Celebrando a educação em museus", o objetivo do Ibram é colocar  em foco uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

Programação

De 17 a 23 de setembro, o Museu Paranaense (MP) promove ao público, pela programação da 12ª Primavera dos Museus, as seguintes atividades: dia 17 e 19/09, respectivamente, acontecem as palestras "Projeto Arqueotrekking Geógrafo e Guia de Turismo Alessandro Chagas Silva" e "Arqueologia no Museu Paranaense: pesquisas e inovações no século XXI, com a arqueóloga Dra. Claudia Inês Parellada, pesquisadora responsável pelo Setor de Arqueologia do MP" acontecem por lá das 14h às 16h.

O museu oferece também a oficina "Educação Museal: o potencial educativo do acervo do Museu Paranaense”, com a mediadora Neusa Cassanelli, no dia 21/09/2018, das 9h30 ao 12h. Ainda, entre os dias 18/09 a 21/09, das 14h às 16h30, acontecem visitas mediadas pelos alunos da Embap na exposição "Belas Artes 70 anos: Ensinando e Produzindo Arte", sem a necessidade de agendamento. E para encerrar a participação do museu na programação, acontece no dia 23/09, das 10h ao 12h, a comemoração dos 142 anos do Museu Paranaense quando funcionários e estagiários caracterizados com roupas de época apresentam ao público as exposições do museus por meio de uma visita mediada especial. As oficina e palestras possuem vagas limitadas. Mais informações e inscrições no site www.museuparanaense.pr.gov.br.

Já o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) abre uma mostra de filmes: dia 20/09, às 19h, com a exibição da obra  "Sociedade dos Poetas Mortos", um drama que traz a história de um novo professor de Inglês, John Keating, em uma escola preparatória de meninos de antigas tradições. Por lá, ele irá usar métodos pouco convencionais para se aproximar dos estudantes, oprimidos pela família e sistema educacional. A obra tem 2h e a classificação indicativa é de 12 anos.

A mostra traz também no dia 21/09 a sessão do filme "Uma noite no museu", também às 19h. A obra conta a história do novo segurança do Museu de História Natural de Nova York, quando ele acaba fazendo uma grande descoberta por lá. A obra é uma comédia/aventura com duração de 1hora e 45 minutos e classificação livre. Mais informações em www.mis.pr.gov.br.

No Museu Oscar Niemeyer (MON), durante esta semana, haverão ações múltiplas, tais como visitas mediadas diferenciadas, oficinas de gravura, instalação com a participação ativa do público, intervenções em vários espaços do museu e uma proposta educativa mais ampla chamada “Te encontro pelo caminho”, que envolverá, na quarta gratuita (19/09), contações de história, brincadeiras, oficinas, entre outras atividades. Mais informações:www.museuoscarniemeyer.org.br

O nova exposição "Sou livre porque tenho laços", da artista plástica Nair Kremer e realizada pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), inaugura dia 13/09 e fica em cartaz até 13/10, integrando a 12ª Primavera dos Museus. O CJAP oferece também duas oficinas pela programação do evento: "Técnica para ilustração de livro infantil através  de uma contação de história imaginária e recriada por imagens", de 17 a 21/09, das 10h _as 17h30 e "Workshop de arte para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos", dia 19/09 das 15h às 17h00. Todos os eventos acontecem no Museu Guido Viaro (Rua XV de novembro, nº1.348).  Mais informações: www.cjap.seec.pr.gov.br/

O Museu Alfredo Andersen (MAA) leva palestras e ações educativas ao público. Dia 17/09, das 8h ao 12h00, o setor educativo do MAA leva o museu para dentro da Escola Municipal Elevir Dionísio para contar, por meio do teatro de bonecos e atividades lúdicas, a trajetória do artista Alfredo Andersen. Já dia 20/09 o museu promove uma palestra sobre o "Livro de artista", com a mestre e professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Bernadette Panek.

Serviço:

Rua Mateus Leme, 56 – São Francisco | Curitiba | PR