Premiação on-line do 2º Concurso Paranaense de Desenho emociona participantes 14/07/2021 - 13:54

Em cerimônia on-line na manhã da última terça, 13, transmitida ao vivo pela página do Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná (CJAP) no Facebook, foram apresentados os 40 primeiros selecionados no 2º Concurso Paranaense de Desenho. Dividido em duas categorias – Infantil e Juvenil –, o concurso premiou os três primeiros colocados em cada uma delas com materiais para desenho e aparelhos de videogame. Os concorrentes tiveram de interpretar e desenhar Lugares do Paraná. Mesmo com a transmissão remota, o encontro emocionou os participantes pelo envolvimento que a iniciativa provoca entre jovens participantes, suas famílias e a arte.

Além de crianças e adolescentes, pais e a equipe do CJAP, estiveram presentes no encontro a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o diretor do CJAP, Luiz Gustavo Vidal, o presidente da Associação de Pais e Amigos do CJAP, Ivo Vardânega, e a representante da empresa XP-Pen, Larissa Wang, que ofereceu um prêmio-surpresa: uma Mesa digitalizadora Deco Mini 7 para o 1º lugar da Categoria Infantil; e uma Tela digitalizadora Artist 13.3 Pro para o 1º lugar da Categoria Juvenil, além do Playstation 4 já anunciado.

Além deles, acompanharam o evento integrantes da comissão julgadora: os artistas Alfi Vivern, Ariane Labre, Luiza Urban, Sabine Feres e o músico e compositor, ícone da MPB, Danilo Caymmi, que falou brevemente aos participantes.

"Estou muito emocionada de ver tanta gente aqui na tela, na expectativa de ver seu nome anunciado. É muito bom ver o estado representado nestes desenhos, que vem de muitas regiões e comprova o talento dos nossos pequenos paranaenses", disse Luciana Casagrande Pereira. 

 

Este catálogo é composto pelos 40 melhores desenhos inscritos no 2º Concurso Paranaense de Desenho do Centro Juvenil de Artes do Paraná.

Clique na capa ao lado, ou neste link, para acessar o catálogo.


A emoção teve eco na fala do diretor do CJAP. "É com a criança que nós formamos o cidadão, formamos o olhar. E esse olhar que vocês colocaram em cada desenho ele vai servir para cada profissão que vocês tiverem adiante. Das mais simples às mais complexas, o desenho vai ajudar vocês a resolverem muita coisa."

Assista à premiação no Facebook.

Em depoimento enviado aos professores do CJAP, as mães demonstraram a emoção com a seleção dos filhos. “Esse concurso fez muito bem para minha filha, elevou a autoestima dela de uma maneira particular. O que aconteceu hoje e todo o percurso do concurso não tem preço”, relata Maria mãe da participante Mariana Rita Firmino Santos, de Paiçandu.

Na tarde do mesmo dia alguns dos premiados, residentes em Curitiba, estiveram presentes no CJAP para receber seus certificados.

A terceira edição do concurso deve ser anunciada no segundo semestre.

Veja na galeria abaixo as imagens.

GALERIA DE IMAGENS