Premiados no Concurso Paranaense de Desenho são de Barracão, Curitiba e Paranaguá 13/12/2019 - 11:50

Entrega dos prêmios para os três primeiros colocados de cada categoria foi realizada em solenidade durante abertura da exposição no Palácio Iguaçu

O Centro Juvenil de Artes (CJA) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) anunciou nesta quinta-feira (12/12) os vencedores do 1º Concurso Paranaense de Desenho durante solenidade no saguão de entrada do Palácio Iguaçu, local onde os 40 melhores desenhos selecionados ficam em exposição até o dia 19 de dezembro de 2019. Os primeiros lugares foram para Miguel Taborda Ribas Leocardio, de Curitiba (infantil), e Vitória Regina Seibt Da Cas, de Barracão (juvenil). Ambos ganharam um certificado, troféu, a reprodução de suas obras e a premiação maior da tarde: um aparelho de videogame Playstation 4.


Da esquerda para a direita, representante de Tales Michelena Munhoz, Vitória Regina Seibt Da Cas e Maria Clara Bicalho Patzsch. Foto Kraw Penas/SECC

O vencedor da categoria infantil, Miguel Leocardio de 8 anos, diz gostar de desenhar desde muito pequeno. “São bailarinas dançando”, explica sobre o seu desenho, que pela originalidade e traços levou o prêmio principal. Para incentivar o talento do filho, os pais o matricularam em um curso de desenho recentemente. “Ele ama desenhar, tem uma imaginação muito fértil. A gente ta muito feliz”, comentou o pai Anderson Leocadio.

Miguel Taborda Ribas Leocardio, vencedor da categoria infantil, ao lado de sua obra. Foto Kraw Penas/SECC

Em segundo lugar ficaram Manuela Linck Rauber, de Paranaguá (infantil), e Tales Michelena Munhoz, de Curitiba (juvenil), que além do certificado, troféu e reprodução da obra, levaram pra casa uma máquina de fotografia digital. E na terceira posição, Kathellen Juliane Gonçalves da Silva, de Curitiba (infantil), e Maria Clara Bicalho Patzsch (juvenil), também de Curitiba, foram premiadas com um kit especial de desenho e receberam também certificado, troféu e reprodução das obras.

A princípio, Maria Clara Patzsch não queria se inscrever no concurso, mas incentivada pelos pais foi em frente e não se arrepende. Com o terceiro lugar na categoria Juvenil, a jovem de 14 anos gostou do desafio: “É bem divertido, vale muito a pena. A gente tem um impulso pra tentar fazer uma coisa maior, diferente dos outros”, comenta. Seu desenho selecionado, uma gralha azul estilizada, é fiel aos traços e estilo que desenvolveu desde que começou a desenhar. “Normalmente eu gosto de fugir um pouco da realidade e criar algo mais surrealista, algo que chame a atenção e que ninguém vê igual, como olhos grandes, ou criar algo novo. Eu crio muitos animais. Acho bem divertido criar espécies”, explica.


Maria Clara Patzsch, terceira colocada na categoria Juvenil. Foto Kraw Penas/SECC

A cerimônia de premiação e a abertura da exposição contaram com a presença de várias crianças e adolescentes que tiveram seus desenhos selecionados, acompanhadas por seus familiares e professores. As escolas também foram homenageadas pela comissão organizadora do concurso, que entregou um certificado para aquelas em que os alunos tiveram desenhos selecionados. Uma cópia dos troféus de primeiro, segundo e terceiro colocados também foi entregue para as escolas dos alunos premiados.

Para o diretor-geral da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura, Fabrício Ferreira, a arte pode ser transformadora na vida das crianças. “Eu acredito que a cultura é o grande mote para a construção do caráter de uma criança. Nós temos relatos de professores que quando a criança está envolvida com essa parte artística, ela se transforma dentro da escola e consegue absorver muito mais os conteúdos. É uma outra criança quando tem o envolvimento com as artes.”

Emocionado em sua fala durante a abertura do evento, o diretor do Centro Juvenil de Artes, Luiz Gustavo Vidal Pinto disse que estava muito feliz com o resultado do concurso e que as crianças “são a semente do amanhã”. Lembrou que o Centro Juvenil é a primeira escola de artes para crianças do Brasil, com mais de 65 anos. “É uma pérola do Estado do Paraná, onde colocamos nosso amor e nosso carinho no ensino das artes e à cultura.”


O diretor do Centro Jvenil de Artes, Luiz Gustavo Vidal Pinto, na premiação do Concurso de Desenho. Foto Kraw Penas/SECC

SELEÇÃO – Não foi tarefa fácil selecionar os 40 melhores desenhos em meio a quase 600 inscritos, comentou uma das juradas que integrou a Comissão Julgadora, formada pelos artistas plásticos Alfi Vivern, Ariana Labre e Luiza Urban. “A gente prezou bastante por pensar o tema e a personalidade do desenho. Não só a questão técnica, mas de você ver uma pessoa desenhando e pensando por si só, e não muito presa ao tema ou a influências de outras pessoas”, explica Luiza Urban, que integrou a comissão e já foi aluna do Centro Juvenil de Artes por muitos anos. Hoje atua como ilustradora, expõe e comercializa seu trabalho. Recentemente ilustrou o livro “Mosaicos”, lançado em agosto deste ano.

Os 40 desenhos selecionados são de crianças e adolescentes de 20 cidades paranaenses: Apucarana, Assaí, Barracão, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Goioerê, Iretama, Mandaguari, Maringá, Nova América da Colina, Paranaguá, Paula Freitas, Pinhais, Pinhão, Piraquara, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais e Sertanópolis. “A gente sempre foi conversando sobre as temáticas que apareciam nos desenhos e conseguíamos identificar um pouco do Paraná e de onde vinham as pessoas. E depois descobrir que selecionamos gente de vários lugares foi bem gostoso”, acrescenta Luiza. 


Exposição dos 40 melhores desenhos do Concurso Paranaense de Desenho no saguão de entrada do Palácio Iguaçu. Foto Kraw Penas/SECC

SERVIÇO
Exposição do 1º Concurso Paranaense de Desenho do Centro Juvenil de Artes
Período expositivo: de 12 a 19 de dezembro de 2019
Local: Saguão de entrada do Palácio Iguaçu. Praça Nossa Senhora de Salette, s/n - Centro Cívico. Curitiba – PR
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h
Entrada gratuita

GALERIA DE IMAGENS