Relembre os catálogos dos concursos passados para se inspirar para o 3º! Ainda dá tempo de se inscrever! 07/02/2022 - 15:07

Muitos artistas são capazes de falar por horas sobre o temido bloqueio criativo, aquele momento em que você precisa produzir algo, mas simplesmente nenhuma ideia aparece. Para ajudar os jovens que querem participar do 3º Concurso Paranaense de Desenho, mas estão sofrendo do famigerado bloqueio, que tal dar uma olhada nos catálogos dos outros anos?

O 1º concurso teve como tema “Heranças Culturais do Paraná” e a garotada soltou a imaginação com desenhos sobre as araucárias, o ciclo do café, os tropeiros ou mesmo paisagens icônicas, como um perfil da Ilha do Mel com o conhecido Farol.

Com o tema “Lugares do Paraná”, o 2º concurso recebeu desenhos retratando diversos pontos turísticos do Estado, como a Estrada da Graciosa, o Museu Oscar Niemeyer, as Cataratas do Iguaçu e até mesmo as simpáticas capivaras, que se tornaram um símbolo do orgulho local nos últimos anos.

3ª edição

Olhar os desenhos da outras edições deve dar para os jovens interessados em participar algumas ideias para a 3ª edição do Concurso Paranaense de Desenho do CJAP. O tema, dessa vez, é “Bichos do Paraná”, uma referência ao clássico de João Lopes, ele próprio um bicho do Paraná.

A ideia é que os participantes pesquisem e descubram figuras paranaenses importantes de diversas áreas, mostrando o valor e o orgulho de ser paranaense. Os retratados podem ser personalidades notórias da literatura, artes cênicas, música, artes plásticas, esportes ou mesmo figuras que beiram o folclórico, como "Oil Man" ou a "Mulher da Cobra”, de Curitiba, ou o Rezendeevil, youtuber de Londrina.

Os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras. É importante que o desenho seja produzido sem suporte digital e sem ajuda de terceiros. A obra também deve ser inédita e original, ou seja, não pode ter sido editada ou publicada (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer meio de comunicação.

As inscrições vão até o dia 04 de março de 2022. Confira todas as datas.

Para se inscrever os interessados devem preencher os formulários linkados abaixo:

Categoria Infantil – 08 a 12 anos
Categoria Juvenil – 13 a 17 anos
Acesse aqui o regulamento completo