Turma de teatro do Centro Juvenil de Artes Plásticas se apresenta no Miniauditório do Teatro Guaíra 07/11/2024 - 17:07
Nesta quarta-feira, dia 6, uma das turmas de teatro do Centro Juvenil de Artes Plásticas encenou a “Mostra Shakespeare” no auditório Glauco Flores de Sá Brito, mais conhecido como Miniauditório. Os adolescentes de 11 a 15 anos, alunos da professora Jaira Denardi e Mônica Fernandes, apresentaram uma peça inédita em que diversas histórias do inglês são costuradas por uma única narrativa. Ao todo foram três apresentações da mostra, realizada também no auditório do CJAP, para parentes, convidados e amigos dos estudantes.
Em “Mostra Shakespeare”, o público é convidado a mergulhar em uma fascinante releitura de trechos das peças de William Shakespeare. A peça é fruto da pesquisa realizada pelos alunos em 2023 sobre as obras do dramaturgo inglês. A peça é conduzida pelo travesso personagem Puck, de "Sonho de uma Noite de Verão", que guia o público por um rico mosaico de histórias do renomado poeta. Ao longo da apresentação, vivenciam-se cenas emblemáticas de "Sonho de uma Noite de Verão", "A Megera Domada", "Romeu e Julieta" e "Hamlet", criando uma experiência que retrata com maestria temas universais como amor, vingança, perdas e conquistas.
A professora Jaira Denardi, que assina junto com Mônica Fernandes direção, roteiro e produção da montagem, diz que o processo de pesquisa e desenvolvimento da peça foi de grande valor para o aprendizado dos adolescentes, que também estiveram envolvidos em várias etapas do projeto. “Eles tiveram a ideia de apresentar Shakespeare. Estavam inspirados pela pesquisa das obras e se dedicaram para apresentar cenas teatrais difíceis, até para adultos.” Com adaptações do roteiro original, a Mostra Shakespeare também trouxe uma identificação maior com o público pela simplificação de falas arcaicas.
Pedro Servienski, de 15 anos, foi intérprete de Lisandro e Hamlet e tem apenas boas memórias de todo o processo de preparação e realização desta montagem, que foi um sonho para a turma. Ele afirma: “É realmente uma experiência incrível. A gente se dedica, se esforça, decora textos, conhece um pouco de cada um que está participando e desenvolve uma amizade, um sentimento de coletividade. Me sinto muito feliz”. Pedro é aluno do CJAP há quatro anos e diz que os laços da turma se fortaleceram ainda mais por causa da Mostra.
Para a intérprete de Helena e Batista, Celeste Mendes, de 14 anos, a experiência do processo foi marcante. Ao se lembrar do começo da montagem, ainda com as pesquisas em 2023, ela declara: “Teatro é a coisa que eu mais gosto de fazer, porque é um sentimento muito libertador, principalmente quando você está com pessoas que você gosta tanto. É um trabalho que a gente está fazendo há dois anos, e ver a nossa evolução é incrível. Fora que o CJAP é um ambiente ótimo e ter a oportunidade de apresentar no Miniauditório foi uma honra”. Aluna do centro desde 2018, pretende continuar no caminho artístico.
Sobre o CJAP - O Centro Juvenil de Artes Plásticas se compromete com a vivência artística gratuita e de qualidade para crianças e adolescentes desde 16 de junho de 1953. O Centro foi idealizado pelas mentes revolucionárias do artista e educador, Guido Viaro e da educadora Eny Caldeira. Com uma história de 71 anos, o Centro é o único equipamento público do gênero artístico voltado exclusivamente ao ensino da arte e cultura para crianças e adolescentes mantido pelo estado. Com oficinas de desenho, artes visuais, teatro, cerâmica e pintura, o Centro promove a educação e formação artística paranaense, envolvendo seus alunos nos processos, criações e técnicas artísticas para promover a cultura e proporcionar uma nova forma de ver a vida.
Serviço
Mostra Shakespeare
Data: 6 de novembro, às 19h
Local: auditório Glauco Flores de Sá Brito (miniauditório Teatro Guaíra)
Endereço: Amintas de Barros, 70 - Curitiba/PR